Detran-AM arrecada donativos e promove coleta de sangue para comemorar 48 anos

Comemorações do órgão em setembro incluem ainda a Semana Nacional de Trânsito e o Dia Mundial Sem Carro

O mês de setembro chegou, e com ele o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) se prepara para três importantes datas: o aniversário de 48 anos do Órgão, o Dia Mundial Sem Carro e a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Neste ano, a comemoração vai envolver duas importantes ações sociais para ajudar pessoas incluídas no grupo de risco do novo coronavírus.

Uma dessas ações será direcionada à Casa do Idoso São Vicente de Paulo, com a arrecadação de itens de higiene e limpeza, além de alimentos não perecíveis. A coleta será feita entre os servidores do Detran-AM, em parceria com os sindicatos dos Despachantes (Sindesdam) e dos Centros de Formação de Condutores (SINDCFC-AM), além da Associação das Clínicas de Trânsito (Aclitran).

Além das doações de servidores, o Detran-AM espera contar com a colaboração da população, em especial dos usuários que diariamente passam pela sede do órgão, pelos Centros de Formação de Condutores, pelas Clínicas e Despachantes.

“A arrecadação vai até o próximo dia 17 de setembro. Esperamos envolver nossos servidores e parceiros, mas, sobretudo, o público externo que passa pelo Detran. Temos que lembrar que os idosos fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus, e este é um momento em que o gesto de solidariedade conta muito. Por isso eu peço que quem puder contribuir, nos ajude nessa causa tão importante”, pediu diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa.

O órgão de trânsito também pretende arrecadar doações no dia 22 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial sem Carro. Nesta data, o Detran vai realizar um passeio ciclístico, cuja inscrição será um quilo de alimento não perecível. Os cem primeiros inscritos irão ganhar uma camisa e um squeeze.

SNT

Entre os dias 18 e 25 de setembro o Detran-AM, bem como os demais órgãos de trânsito do país, realizarão a Semana Nacional de Trânsito. Neste ano, o tema será o mesmo escolhido para o Maio Amarelo, que acabou comprometido por conta da pandemia: “Perceba o risco, proteja a vida!”.

Durante a SNT 2020, o Detran vai realizar palestras educativas em empresas e uma série de cinco webinários transmitidos na página oficial do órgão no Facebook. Entre os convidados estão o coordenador-geral de Educação para o Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Everaldo Valenga; a presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Larissa Abdalla; e o médico ortopedista e traumatologista, Rafael Benoliel.

História

O encerramento da Semana Nacional de Trânsito acontece no dia 25 de setembro, mesma data em que o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) comemora 48 anos de existência.

Para comemorar a data, o diretor-presidente da autarquia optou por uma nova ação social. “Sabendo da necessidade extrema do banco de sangue do Amazonas, este será um dia de doação de sangue de nossos colaboradores e de alguns parceiros. Assim como na campanha de arrecadação de donativos, precisamos olhar para o próximo, principalmente porque o estoque do Hemoam está baixo”, disse Rodrigo de Sá.

Durante todo o dia 25 de setembro, o ônibus de coleta externa da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), o famoso “Vampirão”, estará no estacionamento do Detran-AM para receber as doações tanto de colaboradores e parceiros quanto da população em geral.

Neste dia, também, o Detran vai realizar a entrega dos donativos arrecadados na campanha solidária e na pedalada para a Casa do Idoso São Vicente de Paulo.

Programação

• Campanha Solidária – até 17 de setembro

• Pedalada Solidária – 22 de setembro

• Semana Nacional de Trânsito – de 18 a 25 de setembro

• Aniversário Detran/Doação Sangue – 25 de setembro

Programação de Webinários

• Dia 21 – Tema: Acidentes de trânsito, traumas e consequências – Convidado: Rafael Benoliel, médico ortopedista e traumatologista

• Dia 22 – Tema: Benefícios do uso da bicicleta – Convidada: Nádia Aguiar, do Pedala Manaus

• Dia 23 – Tema: A transformação tecnológica do Detran-AM e o Processo de Ampliação de Políticas Públicas de Trânsito no Interior do Estado – Convidado: Rodrigo de Sá, diretor-presidente Detran-AM

• Dia 24 – Tema: Proposta da Associação Nacional de Detrans aos Órgãos Executivos Estaduais de Trânsito – Convidada: Larissa Abdalla, presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND)

• Dia 25 – Tema: Políticas públicas disponibilizadas para educação para o trânsito – Convidado: Everaldo Valenga, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)

Fotos: Divulgação/Detran-AM

*Com informações da assessoria de comunicação do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *